O Rei Charles III, do Reino Unido, recebeu nesta terça-feira (14) o primeiro retrato oficial de si mesmo desde sua coroação em maio passado.
O retrato do artista Jonathan Yeo retrata Charles em um fundo de tons vermelhos vívidos, vestindo o uniforme da unidade militar da Guarda Galesa, com uma borboleta logo acima de seu ombro.
“Muito parecido com a borboleta que pintei pairando sobre seu ombro, esse retrato evoluiu à medida que o papel do sujeito em nossa vida pública se transformou”, disse Yeo, de 53 anos, que já havia pintado o falecido pai de Charles, o príncipe Philip.
“Meu objetivo também era fazer referência às tradições do retrato real, mas de uma forma que reflete uma monarquia do século 21 e, acima de tudo, comunicar a humanidade profunda do assunto.”
O retrato revelado no Palácio de Buckingham foi encomendado em 2020 para celebrar os 50 anos do então Príncipe de Gales como membro do órgão de doações, The Drapers’ Company, em 2022, disse o palácio.
Yeo já pintou personalidades importantes como conservacionista David Attenborough, atriz vencedora do Oscar, Nicole Kidman e o ex-premiê Tony Blair
A obra de arte sobre tela deve ser exibida no Drapers’ Hall na cidade de Londres – o distrito financeiro da capital – a partir do final de agosto, disse o palácio.