O empresário e ex-deputado federal Odílio Balbinotti morreu na noite dessa quarta-feira (04.02), em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), aos 84 anos. Ele enfrentava Alzheimer, mas a causa da morte ainda não foi oficialmente confirmada.
A informação foi confirmada pela Prefeitura de Rondonópolis, que decretou luto oficial de três dias no município.
Balbinotti foi fundador da Atto Sementes, uma das principais empresas do setor no país, cuja sede administrativa está instalada em Rondonópolis. Ele era pai de Odílio Balbinotti Filho, empresário do agronegócio que vem sendo citado nos bastidores como possível nome da direita mato-grossense para disputar o Governo do Estado em 2026.
Natural de Gaurama (RS), Odílio Balbinotti construiu uma longa trajetória política. Iniciou a vida pública como vereador em Barbosa Ferraz (PR), em 1973, e foi prefeito do município por dois mandatos (1977–1983 e 1989–1993).
Na esfera federal, foi deputado federal pelo Paraná por quatro mandatos consecutivos, entre 1995 e 2015. Durante sua atuação na Câmara dos Deputados, integrou comissões estratégicas, como a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com atuação voltada à defesa do agronegócio e do desenvolvimento rural.
Em 2007, chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Agricultura, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas acabou declinando do convite.


