O prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou que este ano pretende enviar à Câmara de Cuiabá um projeto de lei para fechar a Empresa Cuiabana de Saúde e a Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana).
A Câmara iniciou o ano legislativo na manhã de terça-feira (3). Abilio disse que estava aguardando o começo dos trabalhos para conversar com a base de vereadores e organizar os projetos que serão encaminhados nesse momento.
“A Limpurb a gente vai formar a Secretaria de Serviço de Urbanos e manter como secretaria, que é principal função dela. E a Empresa Cuiabana de Saúde, que é a que cuida da HMC e São Benedito, vamos encerrar e passar os hospitais para dentro da Secretaria de Saúde”, explicou.
A proposta de acabar com a Limpurb e com a Empresa Cuiabana de Saúde já era uma ideia do prefeito desde antes do início da gestão.
Ainda em 2024, a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena, disse que a gestão já cogitava a extinção da empresa. À época, ela explicou que Abilio pretendia ampliar o número de secretarias adjuntas para haver menos gastos públicos e os serviços de Saúde seriam supervisionados por ela mais de perto.
Já sobre a Limpurb, a ideia já estava sendo cogitada também desde 2024. Apesar da mudança, os serviços seriam os mesmos. Hoje a Limpurb é responsável por contratar as empresas terceirizadas para execução de limpeza da Capital, manutenção de iluminação e coleta de lixos.


