Os primeiros vagões reformados do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começaram a chegar a Salvador (BA) nessa quarta-feira (03.12). As composições, que inicialmente haviam sido adquiridas para operar em Cuiabá e Várzea Grande e ficaram abandonadas por anos em um pátio em Várzea Grande, passaram por ajustes técnicos em São Paulo e agora irão atender a região do Subúrbio Ferroviário da capital baiana.
Segundo divulgado nas redes sociais do Governo da Bahia, a primeira viagem de teste deve ocorrer ainda neste mês. Os trens farão integração com o metrô, com a nova rodoviária e passarão por pontos turísticos da cidade. A promessa é de mais conforto, rapidez e segurança para quem depende do transporte público diariamente. Serão 40 km de trilhos e 42 paradas, conectando Subúrbio, áreas centrais e orla.
O Estado da Bahia comprou as 40 composições após a desistência do Governo de Mato Grosso de implantar o VLT. O investimento foi de R$ 793,7 milhões, divididos em quatro parcelas anuais corrigidas pela inflação. O valor servirá para ressarcir Mato Grosso e financiar parte da implantação do sistema BRT em Cuiabá e Várzea Grande.
Cada composição tem sete vagões, duas cabines de comando, 45 metros de comprimento e capacidade para transportar até 16 mil passageiros. A velocidade máxima é de 70 km/h. Algumas unidades foram adaptadas especialmente para atender marisqueiras e pescadores que circulam pela região costeira.
Enquanto isso, em Mato Grosso, as obras do BRT, que deveriam ter sido concluídas em 24 meses pelo valor de R$ 468 milhões, seguem atrasadas. O modal foi escolhido pelo Governo estadual após o abandono definitivo do VLT, que ficou anos parado sem uso.


