O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participou de um evento global da ONU sobre desastres e ajuda humanitária, realizado em Minas Gerais. O encontro, promovido pelo Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG) e pelo Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas, ocorreu entre os dias 15 e 17 de abril. Essa foi a primeira vez que o evento foi realizado no Brasil.
Durante o evento, equipes de busca e resgate do CBMMT estiveram presentes, juntamente com representantes de diversos países, incluindo Canadá, Chile e Austrália. Essa oportunidade permitiu que os participantes debatessem e discutissem melhorias nos procedimentos de busca e resgate em casos de desastres, fortalecendo a cooperação internacional para uma atuação conjunta nessa área.
De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel Alessandro Borges Ferreira, esse evento é uma oportunidade valiosa para as equipes de busca e resgate das corporações dos bombeiros militares do Brasil e agentes de outros países se reunirem e discutirem questões relacionadas à padronização e coordenação da resposta humanitária a diversos desastres.
“Ao debater e discutir a padronização, as equipes podem trabalhar para desenvolver protocolos e procedimentos comuns que possam ser seguidos em diferentes contextos e países. Isso pode facilitar a colaboração e a cooperação entre as equipes durante operações conjuntas que envolvam mais de uma nação”, destacou o comandante-geral.
Participaram do evento o tenente-coronel Faro, especialistas em Salvamento Terrestre/Salvamento em Desastres do Corpo de Bombeiros, como o capitão BM Rivaldo Miranda de Andrade, a soldado BM Camila Trevisol e o soldado BM Pedro Henrique Santana dos Santos.