Notícias

Qua - 24 de Dezembro de 2025
113.png

Notícias Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2025, 08:51 - A | A

Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2025, 08h:51 - A | A

Judiciário

STF derruba lei de MT que exigia idade mínima de 25 anos para ser juiz

O ministro Nunes Marques destacou que a legislação federal não estipula idade mínima para ingresso no cargo de juiz

Repórter MT

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, por unanimidade, inconstitucional o artigo 146 da Lei Complementar nº 281/2007, de Mato Grosso, que estabelece idade mínima de 25 anos para ingresso na magistratura de carreira do Estado.

A decisão é do ministro Nunes Marques e foi acompanhada pelos demais ministros da Corte, em julgamento realizado entre os dias 12 e 19 deste mês.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR), foi questionada a autonomia do Estado para criar regra própria de idade mínima para concurso da magistratura. A PGR sustentou que esse tipo de exigência só pode ser definida por lei complementar de iniciativa do STF, como parte do Estatuto da Magistratura, e que a Lei Orgânica da Magistratura (Loman) já regula o tema, sem impor idade mínima para o cargo de juiz, exceto para ministro do STF.

Em seu voto, o ministro Nunes Marques acolheu as alegações da PGR e destacou que compete ao Supremo dispor sobre o Estatuto da Magistratura, tratando-se de opção político-normativa do constituinte estabelecer um regime uniforme para a magistratura.

“Trata-se de opção político-normativa do constituinte por um tratamento uniforme do regime funcional da magistratura, a partir da produção, pelo Poder Legislativo, de lei complementar de caráter nacional. O Poder Judiciário é uno, devendo seus membros submissão a regras uniformes, a um sistema normativo nacional”, destacou o ministro.

Nunes Marques apontou ainda que a legislação federal não estipula idade mínima para ingresso no cargo de juiz.

“Como se vê, o legislador federal, competente para conferir regulação uniforme acerca da questão, não estipulou parâmetros etários”, disse.

“O silêncio não autoriza a atuação de quem não é competente, mostrando-se absolutamente incabível que as unidades federadas regulem de modo diverso”, acrescentou.

Ainda de acordo com o ministro, a legislação mato-grossense, ao definir idade mínima para ingresso na magistratura, invade campo reservado à União.

Essa não é a primeira vez que o STF declara inconstitucional norma semelhante. O Distrito Federal também já teve derrubada regra que exigia idade mínima de 25 anos e máxima de 50 anos para ingresso na magistratura. Nesse caso, o ministro Alexandre de Moraes também determinou que os critérios para investidura no cargo de juiz sejam estabelecidos exclusivamente pela Constituição Federal ou pela Loman.

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012