Foi estabelecido com a assinatura de um termo de cooperação entre a Superintendência da Polícia Federal do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Várzea Grande. O acordo visa conferir o porte de armas definitivo à Guarda Municipal, fortalecendo as ações de segurança no município.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, enfatizou a importância do termo de cooperação durante a cerimônia de assinatura, destacando o comprometimento da gestão municipal com a segurança da cidade: "Hoje assinamos um termo de cooperação com a Polícia Federal que garantirá o porte de arma permanente da nossa Guarda Municipal. Agradecemos à Polícia Federal e estamos atendendo a todas as exigências legais. Estamos fornecendo todo o suporte necessário, seja técnico, de equipamentos e de recursos, para equipar nossos guardas municipais".
O secretário de Defesa Social de Várzea Grande, Alessandro Ferreira da Silva, esclareceu que o prefeito Kalil Baracat é o Comandante Chefe da Guarda Municipal e que o termo de cooperação representa a transferência da responsabilidade da emissão do porte de arma para a Prefeitura, a Secretaria de Defesa Social e a Guarda Municipal que agora poderá fazer essa renovação do porte permanente. Ele ressaltou que esse novo status traz maior tranquilidade aos guardas municipais, que passaram por rigorosos treinamentos para atender aos requisitos estabelecidos pela legislação e pela Polícia Federal.
O subcomandante da Guarda Municipal, Alexander Gouveia Ortiz, expressou a satisfação da corporação, composta por 135 homens e mulheres, ao conquistar o porte de arma definitivo, um anseio de pelo menos 23 anos. Ele salientou que essa mudança representa um avanço significativo, permitindo treinamentos constantes, cursos de capacitação permanentes e estabelecendo novos laços de cooperação, agora inclusive com a PF-MT. Ortiz ressaltou que “a Guarda Municipal está mais preparada para servir à população várzea-grandense e integrar ações conjuntas”, disse.
O comandante da Guarda Municipal, Alisson Baracat Salgado, enfatizou a evolução do porte de arma, que antes era temporário e agora torna-se permanente, com a emissão realizada pela própria corporação municipal. Ele destacou que essa conquista é fruto de esforços conjuntos, evidenciando o compromisso da administração municipal em fortalecer a segurança pública.
“Com essa assinatura, a Guarda Municipal de Várzea Grande se consolida como um elemento essencial no sistema de segurança local, garantindo benefícios duradouros para a população ao promover um ambiente mais seguro e preparado para enfrentar desafios emergentes”, pontuou o comandante.