Notícias

Qua - 17 de Setembro de 2025
113.png

Notícias Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025, 09:11 - A | A

Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025, 09h:11 - A | A

TRILHAS ILEGAIS

Turismo descontrolado causou erosões no mirante de Chapada

Espaço foi interditado em dezembro, pela Secretaria de Meio Ambiente, para obra de recuperação

MIDIANEWS

O Mirante de Chapada dos Guimarães, uma das paisagens mais marcantes do Estado, foi interditado em dezembro devido à degradação causada pela visitação desordenada de turistas, que resultou em processos erosivos no espaço turístico.

 

A área é usada como ponto turístico e de observação desde 1980, mas nunca teve implantada estruturação adequada para a atividade. O problema surge a partir disso, uma vez que as erosões ocorrem devido às trilhas que os milhares de visitantes “criam” durante a exploração local.

 

Ao MidiaNews, o professor de Engenharia da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Caiubi Kuhn, explicou que, em 10 anos, o desenvolvimento dessas erosões foi tão descontrolado que algumas se tornaram voçorocas, termo dado às cavidades que atingiram a profundidade do aquífero. A maior delas, segundo o professor, tem quase 3 mil metros quadrados.

 

Devido à situação crítica, a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) interditou, de fato, a área, e iniciou, em dezembro, obras de recuperação no Mirante, com investimento informado de R$ 2 milhões. O projeto, entretanto, não foi divulgado.

 

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012