A forte chuva que caiu em Primavera do Leste (234 km de Cuiabá) nesta segunda-feira (9) transformou várias ruas da cidade em verdadeiros rios. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a dificuldade de um motorista de uma picape Strada para tentar salvar o veículo e a si mesmo. Ele aparece com a água na altura do peito, mãos para o alto, tentando falar ao celular. Ainda conforme vídeos que circulam na internet, uma loja de materiais para construção teve parte do estoque alagado durante o temporal.
Segundo o Climatempo, a temperatura na cidade é de 24 °C, com mínima de 21 °C. A previsão já apontava 96% de chance de chuva, o que acabou se confirmando. Para esta terça-feira (10), a previsão indica mais chuva, acompanhada de trovoadas. A estimativa é de 16,6 milímetros, com temperaturas entre 20 °C e 24 °C. O céu deve permanecer nublado ao longo de todo o dia.
Em virtude das fortes chuvas, a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), intensificou as ações de monitoramento e resposta para garantir a segurança e o bem-estar da população.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Victor Diniz, o volume de chuva ultrapassou 100 milímetros em um curto espaço de tempo, o que sobrecarregou o sistema de drenagem em pontos específicos da cidade. As equipes da Sinfra estão nas ruas com maquinários, caminhões e servidores, realizando a desobstrução de bocas de lobo e passagens de água, muitas delas comprometidas pelo acúmulo de sacolas plásticas, resíduos e galhadas.
“Estamos passando por um período de chuva intensa, acima de 100 milímetros em pouco tempo. As equipes da Sinfra estão nas ruas, com maquinário e caminhões, desobstruindo pontos críticos onde bocas de lobo ficaram entupidas, principalmente por sacolas e plásticos. Pedimos calma à população e que, se possível, evitem sair de casa, para que possamos atuar com mais agilidade e garantir a segurança de todos”, afirmou o secretário.
A Defesa Civil do município também atua de forma integrada, monitorando toda a cidade e acompanhando a situação em tempo real. De acordo com Cris Corrêa, representante da Defesa Civil, as equipes seguem atentas a qualquer ocorrência que possa oferecer risco à população.
A Prefeitura de Primavera do Leste segue acompanhando as condições climáticas e reforça que as ações são preventivas e emergenciais, com o objetivo de reduzir transtornos, preservar vias públicas e garantir a segurança da população durante o período chuvoso.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Sinfra) informou que tem conhecimento dos alagamentos recorrentes registrados em um ponto específico do município, um problema antigo que se arrasta há anos, desde gestões anteriores, e que ainda não teve uma solução definitiva.
De acordo com a pasta, já foi realizada uma visita técnica ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e o município está elaborando projetos para soluções definitivas. Foi solicitada a elaboração de um estudo técnico detalhado para avaliar a melhor alternativa para o escoamento das águas pluviais na região. A proposta envolve um projeto integrado com o DNIT, uma vez que a solução técnica mais viável aponta para a implantação de um sistema de manilhamento sob a pista da BR-070, trecho sob responsabilidade federal.
A Secretaria explica que, apesar de o local não demandar um sistema de drenagem ao longo de toda a extensão até áreas mais distantes, trata-se de um ponto crítico e pontual, que exige uma intervenção específica. No momento, não há prazo definido para a execução da obra, já que o andamento depende diretamente da conclusão do levantamento técnico solicitado ao DNIT.
Enquanto aguarda o estudo, a Prefeitura segue realizando ações de manutenção preventiva, como a limpeza de bueiros e galerias de águas pluviais, trabalho contínuo em todas as regiões da cidade, especialmente durante o período chuvoso. A Secretaria esclarece que o problema não está relacionado a entupimentos, mas sim ao alto volume de água, superior à capacidade do sistema de drenagem existente.
Como medida emergencial, a Secretaria de Infraestrutura reforça a orientação aos motoristas para que evitem trafegar por áreas alagadas durante períodos de chuva intensa, a fim de prevenir acidentes e situações de risco, como a registrada nesta segunda-feira (9), quando um veículo ficou praticamente submerso.
OUTRO CASO
Em Poxoréu, a 42 quilômetros de Primavera do Leste, a situação também é crítica. Moradores gravaram um vídeo
que mostra um enorme buraco na rua, com a água escorrendo como se fosse uma cachoeira. A população colocou
pedras na tentativa de minimizar os impactos. “Irresponsabilidade da Prefeitura de Poxoréu”, diz um homem no
víde


