O número de mortos após um deslizamento de teraa nas Filipinas subiu para 54 neste domingo (11), segundo a agência France Presse.
Neste domingo, 19 corpos foram resgatados dos destroços na cidade de Masara, localizada na ilha de Mindanao, no sul, a segunda maior do país.
O deslizamento, ocorrido na noite de terça-feira (6), arrastou pedras, lama e árvores, soterrando trabalhadores de uma mina de ouro e 55 casas próximas, deixando mais de 30 pessoas feridas.
As autoridades continuam as buscas por 63 pessoas desaparecidas, entre trabalhadores da mina e moradores da região.
Na sexta-feira (9), uma criança de três anos foi resgatada viva dos escombros após quase 60 horas presa. As equipes de resgate descreveram o ocorrido como um "verdadeiro milagre".
Socorristas buscam por passageiros de ônibus que foram soterrados nas Filipinas — Foto: Philippine Red Cross/AFP
Os deslizamentos de terra são frequentes no arquipélago do Sudeste Asiático devido ao terreno montanhoso, às chuvas e ao desmatamento causado pela mineração, agricultura e exploração ilegal de madeira.
As intensas chuvas castigam a região há semanas, resultando em dezenas de deslizamentos de terra e inundações e levando dezenas de milhares de pessoas a procurarem abrigo em locais de emergência.
Além disso, a região foi abalada nos últimos meses por fortes terremotos, contribuindo para a situação.