O vereador por Cuiabá Daniel Monteiro (Republicanos) fez uma avaliação dura do primeiro ano da gestão do prefeito Abilio Brunini (PL). Em entrevista na quinta-feira (11), afirmou que 2025 foi um período “desperdiçado” e defendeu que o prefeito reveja sua postura, troque assessores e adote mais humildade para conseguir entregar resultados.
Ao citar o escritor Ariano Suassuna, Monteiro disse se considerar um “realista esperançoso”, mas classificou o primeiro ano da gestão como “perdido”, marcado por “brigas, polêmicas, frases de efeito, entrevistas e lacração”, sem ações concretas. “Esse primeiro ano foi desperdiçado com brigas e controvérsias desnecessárias. Muita polêmica, muita lacração e pouca entrega”, afirmou.
O vereador declarou que não torce contra o prefeito e ressaltou os impactos sentidos pela população. “Eu sofro com os buracos, com a educação que não emancipa, com a saúde que é uma tragédia. Não quero que o Abílio dê errado. Quero que ele dê certo. Mas tem que fazer tudo diferente no ano que vem”, disse.
As críticas seguem um tom semelhante ao adotado pela vereadora Maysa Leão (Republicanos), que também atacou a condução do governo municipal. Ela acusou o prefeito de priorizar polêmicas nas redes sociais e afirmou que o comportamento tem causado prejuízos à cidade, chegando a chamá-lo de “moleque” e a afirmar que “O retrovisor agora é Abílio Brunini.”


