A perna de um surfista que foi decepada por um ataque de tubarão na terça-feira (23) foi parar em uma praia australiana, onde um policial a recuperou e colocou no gelo.
Kai McKenzie, um surfista de 23 anos, foi atacado por um tubarão nas águas da North Shore Beach, em Port Macquarie, uma pequena cidade australiana a cerca de 400 quilômetros ao norte de Sydney.
McKenzie tentou lutar contra o tubarão que atacou sua perna direita, e conseguiu pegar uma onda de volta para a praia sangrando muito, antes que o raciocínio rápido de um policial aposentado que passeava com seu cachorro salvasse sua vida, informou uma autoridade do 7News.
“Ele usou a guia do cachorro como um torniquete para enrolar na perna do jovem e essencialmente salvou sua vida até que os paramédicos chegassem”, disse o gerente de plantão do Serviço de Ambulâncias de NSW em Hastings South, Kirran Mowbray.
A polícia de Nova Gales do Sul confirmou que os serviços de emergência compareceram ao local de um “suposto ataque de tubarão”.
McKenzie passou por uma cirurgia no Hospital John Hunter, na cidade vizinha de Newcastle, onde permanece em condição estável, de acordo com um vizinho de sua família.
Leia mais:
Imagens raras mostram tubarão de 7 metros sendo atingido por barco
Retorno dos crocodilos: ovos de espécie quase extinta são encontrados
Cocaína é encontrada em organismo de tubarões no Rio de Janeiro
A perna arrancada também foi levada ao hospital, para caso os médicos conseguissem recolocá-la, informou a 7News.
McKenzie estava retornando ao surf depois de fraturar a coluna no ano passado, disse a marca de roupas de surfe Rage, que o patrocina, no Instagram.
“[Estamos] enviando amor para a pessoa mais forte que conhecemos”, disse a empresa. “Ele passou por muita coisa quebrando as costas no ano passado, ele nunca reclamou, sempre apenas continuou fazendo o que amava. Ele é uma pessoa inspiradora.”
Uma longa extensão das praias em Port Macquarie ficou fechada por 24 horas após o ataque de tubarão, de acordo com os salva-vidas da cidade, antes da reabertura na tarde desta quarta-feira (24).
As autoridades estão tentando rastrear e identificar o tubarão, disse o inspetor-chefe da polícia de NSW, Stuart Campbell, de acordo com a 7News, usando drones e armadilhas SMART – um tipo de armadilha que pode mover tubarões sem matá-los.
Há vários dispositivos de monitoramento de tubarões na costa de Port Macquarie. Eles detectaram dois tubarões brancos na região na manhã de terça-feira antes do ataque.