O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou que o governador Mauro Mendes (União) fraturou quatro costelas na queda de uma estrutura no Parque Novo Mato Grosso, na manhã deste domingo (31).
Mendes fazia uma vistoria no local, quando subiu na estrutura de um telão e sofreu a queda. Mesmo depois do acidente, segundo apurou o MidiaNews, ele continuou a vistoriar obras do parque por quase duas horas.
Diante do incômodo causado pela dor, ele foi encaminhado ao Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, onde passou por exames que confirmaram a fratura das chamadas costelas flutuantes.
Sem cirurgia
As costelas flutuantes são os dois últimos pares de costelas (a 11ª e a 12ª) que não se conectam diretamente ao esterno, nem às cartilagens de outras costelas. Elas são fixadas diretamente na coluna vertebral e terminam na musculatura da parede abdominal, o que lhes confere flexibilidade e mobilidade, embora também as torne mais vulneráveis a lesões.
Figueiredo, que acompanha o governador no hospital, afirmou à reportagem que Mendes não precisará de cirurgia.
“O governador foi encaminhado ao hospital e passou por avaliação médica. Ele está lúcido, conversando com todos e já queria voltar para o parque para continuar a vistoria [risos]”, disse Figueiredo.
“Mas a decisão médica é que ele continue em avaliação, internado pelo menos hoje e, depois, em acompanhamento em casa. É mais observação, não será necessária cirurgia”, acrescentou.