O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB), anunciou que a primeira votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 ocorrerá nesta quarta-feira (26), após solicitação do presidente da Comissão de Orçamento, Carlos Avallone (PSDB), que entendeu que se a proposta não fosse colocada em votação nesta semana poderia atrasar todo o cronograma da Casa de Leis.
A sessão desta semana deveria ser dedicada à apreciação dos vetos enviados pelo Governo do Estado ao Parlamento. No entanto, diante do risco de atraso na tramitação da LOA, Max Russi decidiu retirar os vetos da ordem do dia para garantir que o Orçamento seja analisado no prazo.
Para 2026 a proposta da LOA estima receita de R$ 40,79 bilhões e, conforme o regimento, precisa ser votada antes do recesso parlamentar, previsto para começar na segunda quinzena de dezembro. A aprovação é condição indispensável para o governo iniciar o próximo ano com autorização legal para execução das despesas públicas.
A expectativa é que, após a primeira votação, a matéria retorne rapidamente ao plenário para análise final, permitindo que o cronograma legislativo seja concluído ainda este ano.


