A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta terça-feira (14), dois projetos de lei, um deles concede a ausência do Prefeito Abílio Brunini (PL) do país, entre os dias 25 de Outubro e 10 de Novembro, em que ele estará de viagem aos Emirados Árabes Unidos e para a China. O outro projeto é a criação da Comissão Temporária de Representação que vai acompanhar o chefe do Executivo em eventos internacionais voltados à inovação urbana, sustentabilidade e captação de investimentos.
A aprovação contou com 20 votos favoráveis, com apenas um contra. Conforme previsto na Lei Orgânica do Município, a vice-prefeita Coronel Vânia (Novo) irá assumir nesses dias o comando da prefeitura.
Na justificativa que foi entregue a câmara, Abílio destaca que o objetivo da viagem é de caráter institucional e estratégico, para promover Cuiabá no cenário internacional como polo de inovação, sustentabilidade e investimentos. O prefeito vai integrar a comitiva oficial do Governo de Mato Grosso na Cúpula das Cidades Ásia-Pacífico 2025 (APCS), em Dubai, e na China International Import Expo (CIIE 2025), em Xangai. No documento, também foi mencionado que os as passagens serão custeados pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos.
Sobre a Comissão Temporária de Representação, ele será presidida pelo vereador Demilson Nogueira (PP) e Eduardo Magalhães (Republicanos), que estarão na viagem com o chefe de executivo, com as passagens aéreas sendo custeada pela própria Câmara Municipal.
Segundo a presidente da Câmara, Paula Calil (PL), disse que a comissão visa aproximar o Legislativo das discussões globais sobre inovação e sustentabilidade, fortalecer a diplomacia municipal e promover novas parcerias institucionais.