As eleições de 2024, realizadas no último domingo (6), marcaram um momento histórico para a política em Mato Grosso, com um aumento significativo na representatividade feminina. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o estado terá maior participação de mulheres nas Câmaras Municipais de Vereadores da sua história. Das 1.404 vagas para o cargo de vereador, 277 serão ocupadas por mulheres, o que representa 20% do total de vereadores eleitos. Este número é 21% maior em comparação a 2020 quando 229 mulheres foram eleitas vereadoras.
Na capital, Cuiabá, a evolução é ainda mais notável. Das 27 cadeiras da Câmara Municipal, oito serão ocupadas por mulheres. Em 2020, apenas duas mulheres ocupavam cargos, em um cenário dominado por 23 homens. Um passo importante para história de mulheres na política.
Vale dizer que das oito candidatas eleitas, duas foram votadas, são elas, a novata Samanta Irís (PL) com 7.460 votos Maysa Leão (Republicanos) com 5.615 votos. Na sequência vieram Paula Calil (PL) com 5.460 votos; Michelly Alencar (UNIÃO), que conquistou 4.514 votos; Maria Avalone, (PSDB), com 4.347 votos; Dra Mara (PODE), com 3.500 votos; Baixinha Giraldelli (SOLIDARIEDADE) com 2.843 votos e Katiuscia Manteli (PSB) com 2.785 votos.
A luta pela equidade de gênero ganhou um novo impulso em 2018, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) deveriam ser destinados a candidaturas femininas. Essa medida foi um passo importante para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades de financiamento e visibilidade nas eleições.
Os maiores colégios eleitorais do estado, que são as cidades de Várzea Grandes, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças e Primavera do Leste, todos terão mulheres ocupando cadeiras nas Câmaras Municipais.
OUTROS NÚMEROS
Em contrapartida, o número de mulheres eleitas prefeitas em 2024 caiu para 9,22% em relação às eleições de 2020. Neste ano, dos 142 municípios do estado, apenas 13 tiveram mulheres eleitas, enquanto na última eleição, esse número era 15.
Já o número de vice-prefeitas é maior, 29 no total, podendo chegar a 30 dependendo do resultado do segundo turno em Cuiabá, entre Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT). Primavera do Leste, terá a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita, em 38 anos de administração política administrativa. Iva Viana, foi eleita junto a Sérgio Machnic, com mais de 60% de aprovação.
A partir de 2025, serão comandados por mulheres os municípios de Alto Taquari, Aripuanã, Barra do Bugres, Barão de Melgaço, Cáceres, Glória D’Oeste, Jaciara, Nova Maringá, Pedra Preta, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.