Médicos em Israel dizem que alguns dos militares do país que participam da ofensiva terrestre em Gaza estão sofrendo com uma grave doença estomacal chamada shigella.
Acredita-se que ela esteja se espalhando como resultado das más condições sanitárias e dos alimentos na zona de guerra.
Como a shigella se espalhou entre as tropas israelenses?
Vários médicos das Forças de Defesa de Israel (IDF) registraram doenças intestinais graves nas tropas que atuam em Gaza, de acordo com Tal Brosh, diretor da Unidade de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Assuta Ashdod.
Ele diz que identificou a doença como shigella.
Broch diz que uma "causa clara" do surto são os alimentos cozidos por civis israelenses e enviados às tropas em Gaza.
Ele afirma que essa comida pode ter sido contaminada com shigella e outras bactérias nocivas, por não ter sido resfriada durante o transporte ou por não ter sido totalmente reaquecida antes do consumo.
"Quando os soldados desenvolvem diarreia, [as] más condições sanitárias inerentes ao campo de batalha levam à transmissão de pessoa para pessoa", diz ele.
Broch diz ainda que os soldados só devem receber alimentos secos, como alimentos enlatados, biscoitos, barras de proteína e nozes.
O que é shigella e quais são seus sintomas?
Shigella é um tipo de bactéria. Quando ela entra no corpo, causa uma disenteria chamada shigelose.
Seus sintomas são:
Febre
Diarreia com sangue ou prolongada
Cólicas estomacais intensas
Desidratação
Pessoas com problemas de saúde ou cujo sistema imunológico está enfraquecido por doenças como o HIV podem ter esses sintomas por muito tempo.
Se não for tratada, a shigella pode causar doenças graves e até a morte.
O risco de morte é particularmente elevado quando a bactéria entra na corrente sanguínea. Crianças, pessoas com HIV, diabetes ou câncer e as que estão subnutridas são muito vulneráveis.