Perto da permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá pode estabelecer uma marca regional: a de time do Centro-Oeste com mais participações seguidas na elite desde 2010 - quatro no total.
A única equipe da região que conseguiu tal feito na era dos pontos corridos com 20 clubes foi o Goiás, entre 2006 e 2009. Depois disso, o máximo é de três presenças ininterruptas .
O Dourado conquistou o inédito e histórico acesso na Série B de 2020 - que terminou em 2021, por conta da pandemia de Covid-19. Desde então, disputou a Série A nas últimas três temporadas e caminha a passos largos para repetir a dose em 2024.
Desde 2006, o Goiás representou o Centro-Oeste na maior parte das vezes: dez no total. O Atlético-GO vem em seguida, com nove. Apenas em 2016 e 2019 não houve representante da região.
O Esmeraldino também disputa a atual edição do Brasileirão, mas está ameaçado de rebaixamento. Mesmo que fuja da degola, iria para a terceira participação seguida.
O Cuiabá é o nono colocado do Campeonato Brasileiro, com 47 pontos, a dez do Cruzeiro, que abre o Z-4 - mas que possui dois jogos a menos. Conforme levantamento do Espião Estatístico, as chances de permanência estão em 99,99%.