O principal alvo da Operação Suzerano, deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) nesta terça-feira (24), é o o ex-secretário de Agricultura Familiar, o advogado Luiz Arthur de Oliveira Ribeiro, conhecido como Luluca. Além dele, outros alvos são o dono da emrpesa Tubarão Sports, empresário Alessandro do Nascimento e a filha dele, a blogueira Ana Caroline Ormond Sobreira Nascimento.
A ação visa desmantelar um esquema na liberação de emendas relacionadas à Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf), que estava sob o comando de Luluca até julho deste ano. Ele foi indicação da deputada estadual Janaina Riva (MDB), mas deixou o cargo após suspeitas de esquemas envolvendo emendas parlamentares na pasta.
A Associação Mato-grossense do Desporto Agropecuário, Educativo, Cultural e Turismo (AMAD) recebeu quase R$ 6 milhões para a mesma compra. Além disso, a Associação Social Educacional Cultural Desportiva e Comunitária Cinco Sentidos, que possui contratos com o Governo do Estado recebeu R$ 8,3 milhões neste ano.
Luluca sofreu mandado de busca e apreensão da Polícia Civil, assim como o empresário Alessandro do Nascimento, dono da empresa Tubarão Esports, e a filha dele, a blogueira Ana Caroline Ormond também são alvos.
Luiz Arthur de Oliveira Ribeiro, Luluca;
Diego Ribeiro de Souza;
Alessandro do Nascimento (Tubarão Sports);
Ana Caroline Ormond Sobreira Nascimento; (Blogueira e filha de Alessandro)
Rita de Cássia Ferreira do Nascimento;
Wilker Weslley Arruda Silva;
Yhuri Rayan Arruda de Almeida;
Matheus Caique Costa dos Santos;
Luzenildo Ferreira da Silva;
Leonardo da Silva Ribeiro.