O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse nesta terça-feira (28) que se o presidente dos EUA, Joe Biden, perder a cúpula de paz organizada por Kiev, e que será realizada na Suíça no próximo mês, o presidente russo, Vladimir Putin, aplaudiria a sua ausência.
A Ucrânia espera agrupar o maior número possível de países, numa tentativa de unir opiniões sobre como travar a guerra e aumentar a pressão sobre a Rússia, que tomou quase um quinto do território da Ucrânia. Washington sinalizou apoio, mas não disse se Biden comparecerá.
“Sei que os EUA apoiam a cúpula, mas não sabemos a que nível”, disse o presidente ucraniano em Bruxelas, na terça-feira, numa coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo.
“(A) cúpula de paz precisa do presidente Biden e também dos outros líderes que olham para a reação dos Estados Unidos. Putin apenas aplaudirá a sua ausência – e de pé, ainda por cima”.
Zelensky instou no domingo Biden e o presidente chinês Xi Jinping, aliado próximo de Putin e um dos principais beneficiários de sua rixa com o Ocidente, a participarem da cúpula. A Rússia, que lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, disse que vê nenhum ponto na conferência.