Notícias

Qua - 14 de Janeiro de 2026
113.png

Notícias Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026, 17:55 - A | A

Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026, 17h:55 - A | A

NOTÍCIAS

Suspensão anunciada pelo governo americano vale apenas para vistos de imigração e deve começar em 21 de janeiro

Congelamento de vistos dos EUA não afeta turistas nem viagens de negócios

Redação

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (14) a suspensão temporária da emissão de vistos de imigração para cidadãos do Brasil e de outros 74 países. Segundo o Departamento de Estado americano, a medida não atinge turistas, estudantes, viajantes a negócios nem trabalhadores temporários.

De acordo com o governo norte-americano, o congelamento valerá exclusivamente para vistos de imigrantes — categoria destinada a estrangeiros que pretendem viver de forma permanente nos Estados Unidos. Já os vistos classificados como de “não imigrante”, que permitem estadias temporárias, continuam sendo concedidos normalmente.

“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, informou o departamento em comunicado oficial.

O governo americano não informou oficialmente quando a medida entra em vigor, mas a Fox News, que divulgou a decisão antes do anúncio oficial, afirmou que a suspensão começará a valer a partir de 21 de janeiro, sem prazo definido para terminar. A decisão faz parte de uma política mais ampla da nova administração do presidente Donald Trump para reforçar o controle migratório.

Atualmente, existem mais de 60 tipos de vistos que permitem a entrada de cidadãos estrangeiros nos Estados Unidos. Desses, mais de 30 são voltados a não imigrantes, que permanecem no país de forma temporária, incluindo turistas, estudantes, profissionais em missões temporárias, participantes de intercâmbios, atletas, artistas, jornalistas e diplomatas.

Entre os vistos que não estão incluídos no congelamento estão os de turismo (B2), negócios (B1), trânsito (C1), estudos (F e M), intercâmbio (J), trabalho temporário (como H1B, H2A e H2B), mídia e jornalismo (I), além de vistos para atletas, artistas, religiosos, vítimas de crimes e tráfico humano, entre outros.

Já os vistos de imigração — mais de 30 categorias destinadas a estrangeiros que pretendem morar permanentemente nos EUA — são os únicos afetados pela suspensão anunciada pelo Departamento de Estado.

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012