Notícias

Qua - 14 de Janeiro de 2026
113.png

Notícias Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026, 15:59 - A | A

Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026, 15h:59 - A | A

Política

Governo não envia projeto e Assembleia adia votação da RGA dos servidores públicos

Segundo o presidente da AL, os deputados se comprometeram a permanecer de plantão para garantir a votação assim que a proposta for protocolada

Redação

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi (PSB), adiou a sessão desta quarta-feira (14), em que colocaria em votação a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos estaduais. Segundo ele, o Governo do Estado não enviou o projeto de lei à Casa, não permitindo que os parlametares votassem apenas o índice base, mas também a respeito de 10 emendas parlamentares que visam recuperar perdas inflacionárias passadas.

Em entrevista coletiva, Russi afirmou que o projeto não chegou à Casa de Leis. “Nós estávamos esperando que viesse hoje. Acho que não ficou pronto o projeto, eles estão fazendo impacto e tal, ou precisando de alguma mudança dentro do projeto. Assim que esse projeto chegar à Assembleia, eu vou convocar uma nova sessão com 24 horas”, disse.

Segundo o presidente da AL, os deputados se comprometeram a permanecer de plantão para garantir a votação assim que a proposta for protocolada. A sessão desta quarta foi convocada de forma extraordinária, já que os parlamentares estão em recesso.

Questionado sobre o prazo para que o reajuste ainda possa ser incluído na folha de pagamento de janeiro, o presidente da Assembleia afirmou que o tempo é limitado. “Acredito que dia 20, 21, 22. Depois desse prazo, eu acho que não entra na folha do mês de janeiro. A nossa folha aqui fecha no máximo dia 20”, declarou Russi. Contudo, ele ressaltou que não pode falar em nome do Governo do Estado.

Ainda de acordo com ele, os deputados Dilmar Dal Bosco (União) e Beto Dois a Um (União) estão na Casa Civil discutindo o tema com o governo. A última informação repassada à presidência da ALMT é de que o projeto não chegaria nesta quarta-feira, o que levou ao encerramento da sessão.

Durante a sessão, servidores públicos estaduais lotaram as galerias do plenário. Segundo Max, os manifestantes foram autorizados a permanecer do lado de fora da Assembleia. “Preservando o patrimônio público, eles podem colocar tenda, banca, comida. Do lado de dentro não tem como”, disse.

Na terça-feira (13), o governo de Mato Grosso anunciou que pretende conceder RGA de 4,26%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O percentual pode gerar impacto estimado de R$ 1 bilhão aos cofres públicos no próximo ano.

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012