O público britânico elegeu um novo governo e, com isso, uma nova família vai se mudar para o número 10 de Downing Street.
Ao contrário de alguns outros países, como os Estados Unidos, quando um novo primeiro-ministro britânico chega ao poder, a transição tanto para o novo papel como para o novo país acontece quase imediatamente.
Isso significa que não só Keir Starmer, o novo primeiro-ministro, se instalará na residência, perto das Casas do Parlamento, mas também a sua esposa, Victoria, e os seus dois filhos adolescentes.
Então, quem é Victoria Starmer e o que sabemos sobre os novos moradores de Downing Street?
A esposa de Starmer, a quem ele geralmente se refere como Vic, manteve-se relativamente discreta durante a campanha eleitoral.
Ambos advogados de formação, casaram-se em 2007 – um ano antes de Starmer se tornar Diretor do Ministério Público.
O relacionamento deles surgiu de um primeiro encontro improvável no trabalho, como disse o líder trabalhista a Piers Morgan em 2021.
Na época advogado, ele se preparava para um processo judicial e exigiu falar com o advogado que redigiu os documentos relativos ao caso. Era Victoria.
Ele perguntou se eles estavam corretos e, assim que a conversa terminou, ele a ouviu dizer: “Quem diabos ele pensa que é?” antes de desligar na cara dele. Ele disse a Morgan que a perseguiu por meses depois disso, e eles estão juntos desde então.
“Vic é linda, ela tem os pés no chão, compartilhamos valores e rimos juntos”, disse Starmer.
Victoria, cujos pais são judeus, trabalha agora em saúde ocupacional no NHS.
“Metade da família é judia, ou estão aqui ou em Israel”, disse ele ao The Guardian no mês passado, acrescentando que ele e a sua esposa estão “muito interessados” que os seus filhos compreendam a sua ancestralidade.
Entretanto, o primeiro-ministro falou sobre as preocupações dos seus filhos sobre a mudança de casa.
“No fundo, eles estão preocupados que isso (suas vidas) possa mudar, e é por isso que protegeremos ferozmente a privacidade deles”.
Starmer está tão determinado que se refere a eles nas entrevistas como “meu garoto” e “minha garota”.
“Desde o início tomamos a decisão de mantê-los tão protegidos quanto possível, por isso não faremos nenhuma sessão de fotos com as crianças e não os nomearemos em público”, disse ele à emissora britânica ITV.
Starmer disse ao The Guardian que está “plenamente consciente” de como seu trabalho afeta sua família, dizendo sobre seus filhos: “estes são anos de formação. Mantemos a vida tão comum e inalterada quanto possível.”
No início deste ano, manifestantes pró-palestinos manifestaram-se em frente à casa da família em Kentish Town, norte de Londres, onde carregavam uma faixa que dizia “Starmer, pare com a matança” e deixaram fileiras de sapatos infantis.
As principais esperanças dos Starmers, disse ele ao “This Morning”, eram que seus filhos fossem “felizes e confiantes”.
Isso pode ser ajudado por uma nova adição, admitiu ele, já que uma mudança para Downing Street provavelmente fará com que seus filhos “intensifiquem… sua campanha por um cachorro”.