A Prefeitura de Cuiabá e os servidores da saúde sinalizaram um grande avanço nas negociações sobre o pagamento do adicional insalubridade. A reunião realizada na última terça-feira (14), no Palácio Alencastro, que foi conduzida pelo Prefeito Abílio Brunini (PL), contou com a presença de representantes da categoria de enfermagem, médicos, técnico de enfermagem e odontólogos que entraram em consenso, após uma proposta construída de forma conjunta entre as duas partes.
A proposta prevê que o adicional seja calculado com base na Classe A e no nível de carreira de cada trabalhador, levando em conta os anos de dedicação ao serviço público. Nas negociações também estiveram presentes alguns vereadores da capital.
O prefeito afirmou que o projeto está em fase final de elaboração e que será encaminhado a Câmara Municipal em caráter de urgência a Câmara Municipal para a sessão da próxima quinta-feira (16). O intuito é garantir a aprovação antes do fechamento da folha de pagamento previsto para os dias 19 e 20 de outubro.
Caso todas as categorias aprovem o acordo, a Prefeitura deve abrir uma nova rodada de negociações até o dia 23 de outubro para discutir medidas complementares, como a criação de um “Prêmio Saúde”, a ser pago em folha adicional de novembro. Também será avaliada a revisão das regras do benefício, incluindo o reconhecimento de atestados médicos e a criação de um banco de horas específico para os profissionais da rede.
Ao final, as entidades sindicais destacaram o avanço obtido na terceira rodada de negociações e a disposição da gestão municipal em manter o diálogo para construção de soluções conjuntas.