Na madrugada desta quarta-feira (15), policias militarares salvaram a vida de uma recém-nascida de apenas 15 dias de vida, que havia engasgado com leite materno. O caso ocorreu no município de Alto Taquari, à 482 km de Cuiabá.
As equipes da Polícia Militar foram acionadas por volta das 4h da manhã, no bairro Recanto do Sol, para prestar apoio a uma mãe que estava com a filha engasgada e que não aparentava sinais vitais. Imediantemente as equipes se dirigiram até o endereço e encontraram a mãe com a vítima, e os vizinhos no meio da rua.
Ao chegarem no local, os militares logo identificaram que a bebê apresentava cianose intensa, que é uma descoloração do corpo e das mucosas, ausência de movimentos respiratórios e de resposta a estímulos, indicando obstrução das vias aéreas e de possível parada respiratória. A partir daí, iniciaram os primeiros socorros, com técnicas de desobstrução de vias aéreas, até chegarem a uma unidade de saúde.
Durante o trajeto até o Hospital Municipal de Alto Taquari, a recém-nascida passou a recuperar, lentamente, a coloração e os movimentos respiratórios. Já na unidade de saúde, a equipe médica acompanhou a vítima e relatou, que a menina já apresentava sinais vitais estáveis, estando fora de risco.
Segundo o relato da mãe, Adriele Cassia Silva Sodré da Conceição, relatou que estava amamentando a recém-nascida no momento em que identificou que ela estava engasgada. Ela ainda destacou agilidade e preparo técnico dos policiais militares que ajudaram a salvar a vida da sua filha.
Este é o segundo caso de salvamento em menos de uma semana no estado de Mato Grosso.