Notícias

Seg - 17 de Novembro de 2025
113.png

Notícias Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025, 08:41 - A | A

Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025, 08h:41 - A | A

AUMENTO DO JUDICIÁRIO

Oposição e situação dizem que votarão a favor do reajuste do TJ

Projeto concede reajuste de 6,8% na tabela salarial de servidores do Tribunal e está em tramitação há dois meses

MIDIANEWS

Deputados da oposição e da situação garantem que votarão a favor do reajuste de 6,8% na remuneração dos servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em sessão na próxima quarta-feira (19).  Essa é a constatação dos parlamentares ouvidos pelo MidiaNews.

 

O Projeto de Lei encaminhado pelo TJMT reajusta o salário de cerca de 3.500 servidores efetivos do Judiciário em nove cargos, e terá impacto no orçamento do tribunal de R$ 42 milhões este ano.

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL) já afirmou que colocará em votação a proposta que tramita há dois meses no Poder e tem sido motivo de tensão entre o Governo e o Legislativo. “Tá na pauta, não existe mais instrumento de vistas”, disse à imprensa.

 

O governador Mauro Mendes rejeita a proposta devido ao impacto de R$ 1,6 bilhão no orçamento, se o aumento se estender aos demais Poderes.

 

O deputado Diego Guimarães (Republicanos) é um dos deputados da base do Governo que votará a favor do projeto. “Voto a favor. Desde o início me posicionei assim”, diz. “Dei a palavra aos servidores e cumprirei”, resumiu ao justificar o voto favorável.

 

O primeiro-secretário da Assembleia, Dr. João José (MDB), é outro que concorda com o projeto.

 

“Voto favorável aos funcionários públicos. “Na minha opinião, o duodécimo é deles e eles sabem onde o calo deles aperta, o dinheiro é deles (Judiciário), então eles são independente”, defendeu. “Eu voto a favor”, completou.

 

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB), da base do Governo, também vota a favor. “Na quarta-feira tem que ser resolvido. Até lá vai acabar aprovando”, previu. Ele foi um dos três deputados que pediu vista ao processo há 10 dias.

 

Outro que vota favorável é o deputado Gilberto Cattani (PL). Ele explica que na primeira votação foi contra, mas depois da explicação dos desembargadores que estiveram no Legislativo, vai votar a favor.

 

“Esse orçamento é do próprio tribunal. E ele está querendo fazer esse aumento para os seus funcionários. Esse orçamento inclusive já está lá disponível no tribunal”, avalia.

 

“Não tem porque a gente ser contrário a uma vontade do tribunal remunerar seus funcionários. Na próxima votação que tiver, eu vou votar favoravelmente à solitação do tribunal””, reforçou.

 

Tramitação final

 

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Eduardo Botelho, também vai votar a favor. Ele foi relator na comissão e já havia se manifestado.

 

“Semana que vem o projeto vai ser votado. Eu creio, pelo o que eu tenho conversado com os deputados, ele vai ser aprovado. Aí vai para o governador vetar ou não”, informou a tramitação final da proposta.

 

“Se ele (governador), vetar, volta para a Assembleia Legislativa. E nós temos a palavra final se mantém ou derruba o veto”, diz. “Deve ser aprovado sim, pelo o que eu tenho conversado com os deputados”, explicou.

 

Líder do Governo

 

O líder do Governo, Dilmar Dal’Bosco (União) se esquivou sobre opinar se vai votar a favor ou contra. “Vai ser apreciado quarta-feira”, afirmou.

 

Ele afirmou que não tem feito pressão aos deputados pelo voto contra o projeto de reajuste aos servidores do Judiciário.

 

“Cada um ali tem suas opiniões. Então, a gente tem que saber respeitar. Eu não entro nessa seara, ali é livre. Todos os projetos eu não tenho como convencer as pessoas a voto A ou B”, explicou.

 

O líder do Governo afirmou que não utilizará argumento para convencer os deputados a votarem contra o projeto, como deseja o Governo. “Acho que todo mundo ali já tem uma opinião definida. Não tem como fazer trabalho em cima dessa matéria aí”, justificou Dilmar.

 

 

 

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012