A vereadora Maysa Leão (Republicanos) cobrou que o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), pague as emendas destinadas pelos vereadores e afirmou que o gestor não deve repetir a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que segundo ela, tem deixado o prefeito “de pires na mão” ao atrasar o repasse de suas próprias emendas como deputado federal.
“Eu espero que ele pague porque são emendas impositivas, regimentais e precisam ser respeitadas, independente de posicionamento político”, afirmou Maysa, ao dizer que nenhuma de suas emendas foi paga até o momento.
A vereadora contou que apresentou ao secretário municipal de Governo, Ananias Filho, uma planilha com as indicações e que ele se comprometeu a analisar e empenhar os valores nos próximos dias. Entre as emendas apresentadas por Maysa estão R$ 710 mil destinados à saúde mental, além de recursos para melhorias no Beco da Catedral, Beco do Artesanato e Praça Popular.
“Quando a gente visita os CAPs e vê que não tem cadeira, geladeira, mesa ou ar-condicionado funcionando, é meu dever cobrar. Eu quero ver essas melhorias sendo realizadas”, destacou.
Maysa também criticou as justificativas apresentadas pela gestão para o não pagamento das emendas. Segundo ela, a alegação de falta de verba não se sustenta, já que os recursos são previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA).
“O motivo é sempre o mesmo: não temos verba. Mas isso foi pensado na LOA, essa verba existe. Quando falam que a LOA estava equivocada, é curioso, porque a deste ano está praticamente igual à do ano passado. Então, se a do ano passado estava errada, essa também vai estar?”, ironizou.
“Ele vive cobrando que paguem as emendas dele em Brasília para poder usar o dinheiro que destinou para Cuiabá. Da mesma forma, nós vereadores também queremos ver nossas emendas executadas”, completou.


