Notícias

Qua - 05 de Novembro de 2025
113.png

Notícias Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025, 16:38 - A | A

Quarta-feira, 05 de Novembro de 2025, 16h:38 - A | A

Caso Metanol

Mulher de 42 anos é entubada por suspeita de intoxicação por metanol em MT

Paciente de Itanhangá apresentou visão turva e sintomas graves após ingerir bebida comprada no fim de semana

VG Notícias

Uma mulher de 42 anos, moradora de Itanhangá (463 km de Cuiabá), está entubada na UTI do Hospital Regional de Sorriso (397 km de Cuiabá) por suspeita de intoxicação por metanol nesta quarta-feira (05.11). Um homem de 26 anos, também do município, está internado na mesma unidade. A paciente já recebeu o antídoto indicado para o caso, enquanto o homem permanece estável e sob observação. Ambos consumiram a mesma bebida alcoólica comprada nesse fim de semana.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Itanhangá, Bruno Félix, o casal adquiriu a bebida no sábado (01) e só a consumiu no domingo (02). “Na manhã de terça-feira, a mulher teve sinais mais intensos e procurou o nosso pronto atendimento municipal. O caso foi evoluindo e ela apresentou todos os sinais que poderiam ser intoxicação por metanol: fadiga, dores no peito, náusea. O que mais preocupou a equipe foi quando ela relatou que estava começando a ficar com visão turva”, explicou.

A paciente foi transferida para o Hospital Regional de Sorriso, onde permanece sob cuidados intensivos. As amostras da bebida foram encaminhadas à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para análise. Os casos estão sendo acompanhados pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) de Cuiabá e pelas equipes médicas da unidade hospitalar.

De acordo com o Painel Metanol da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Mato Grosso registra nove casos notificados de suspeita de intoxicação por metanol. Um foi confirmado em Várzea Grande — um homem de 24 anos que segue internado. Quatro estão em investigação, entre eles os dois pacientes de Itanhangá, além de um homem de 27 anos em Água Boa e outro de 40 anos em Várzea Grande. Quatro casos foram descartados — em Várzea Grande, Cuiabá, Sorriso e Peixoto de Azevedo.

 

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012