AO VIVO gitanimator
14:30 - 14:45 Caldeirão do Bruxo

Para deixar suas tardes ainda mais quentes com as melhores fofocas, Caldeirão do Bruxo, contando os babados, noticiando os fatos de celebridades, políticos, e personalidades com ele, Messias Bruxo.

10:30 - 12:00 Pop Show

O seu final de semana promete ficar ainda melhor com o programa Pop Show. Muito entretenimento e agitação para suas manhãs de sábado na Rede Cidade Verde de Televisão.

09:30 - 09:45 AutoShow

12:00 - 13:00 Programa Transportador

Notícias

Sá - 02 de Agosto de 2025
113.png

Notícias Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 11:46 - A | A

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 11h:46 - A | A

GLOBAL

Justiça italiana decide manter Zambelli presa após audiência de custódia em Roma

Governo brasileiro afirma que está adotando todas as medidas necessárias para garantir a extradição da parlamentar, que busca asilo político na Itália

JOVEMPAN

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) permanecerá detida na Itália pelo menos até a próxima audiência judicial, prevista para meados de agosto. A decisão foi tomada após sua participação na audiência de custódia realizada nesta sexta-feira (1º), em Roma. A defesa da parlamentar deve apresentar novos recursos ao longo da próxima semana. Zambelli está presa no Instituto Penitenciário de Rebibbia, nos arredores da capital italiana. A parlamentar foi capturada na última terça-feira (29), em um apartamento onde vivia desde junho.

Zambelli é considerada foragida da Justiça brasileira após ter sido condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a dez anos de prisão pelos crimes de falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático, no caso envolvendo o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A fuga da deputada reacendeu o debate sobre mecanismos de cooperação internacional em matéria penal. Antes de chegar à Itália, onde possui cidadania, ela passou pelos Estados Unidos. Seu nome foi incluído na lista vermelha da Interpol.

O governo brasileiro, por meio da AGU (Advocacia-Geral da União), já comunicou ao STF que está adotando todas as medidas necessárias junto ao governo italiano para garantir a extradição da parlamentar. A ordem partiu do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo. Se o pedido de extradição for protocolado com base nos tratados bilaterais e acompanhado da documentação adequada, o processo poderá tramitar com rapidez. Caso contrário, Zambelli poderá solicitar asilo político no país europeu, o que dificultaria sua devolução ao Brasil.

Além da condenação criminal, Zambelli teve decretada a perda do mandato parlamentar. Figura próxima ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante o governo, passou a ser isolada politicamente após as eleições de 2022. Em outro processo, ela também responde por ter perseguido, armada, um jornalista nas ruas de São Paulo, em outubro daquele ano.

 

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012