A exposição “Fotocênicas”, do fotógrafo Fred Gustavos, será aberta no próximo sábado (03.08), no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc). Viabilizada com recursos do edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a mostra apresenta registros de mais de 380 espetáculos encenados por artistas mato-grossenses.
O fotógrafo recebe visitantes com chá com bolo às 16h, seguido pela Rota da Ancestralidade, uma ação integrada com o museu. Logo mais, às 18h, a performance “O que fica”, de Ismael Diniz e Luciano Paullo, marca o início das atividades oficiais da mostra, seguida pela cerimônia de abertura, às 19h.
A exposição reúne fotos de ensaios, divulgação e bastidores de espetáculos de dança, teatro, performance e contação de histórias, que foram acompanhados por Fred Gustavos. Realizada durante oito anos, a produção fotográfica resultou em mais de 40 mil imagens; destas, 250 integram a mostra.
“Foi uma árdua tarefa selecionar apenas 250 imagens, num universo de quase 40 mil fotos. Na mostra, estão representados mais de 60 artistas ou companhias, e contemplados 130 espetáculos”, explica o fotógrafo.
Na missão da curadoria, que durou três meses, Fred contou com o apoio do experiente repórter fotográfico, Emídio Luisi.
“Pude contar com a generosidade de uma grande referência na arte brasileira. O fotógrafo aceitou realizar essa imersão. Ele é uma referência na fotografia de teatro, mas sobretudo, um importante documentarista etnográfico”, conta Fred.
À equipe da exposição, somam ainda Angélica Almeida, na produção executiva, e os artistas Douglas Peron e Karola Nunes, que assinam a expografia e a trilha sonora, respectivamente.
“Fotocênicas” fica em cartaz até o dia 28 de setembro, com visitação gratuita.