Um quinto caso de sarampo foi confirmado, nesta quarta-feira (22), na cidade de Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente é uma mulher de 24 anos.
O diagnóstico foi confirmado por exames laboratoriais, incluindo sorologia e biologia molecular.
A mulher não tinha histórico de vacinação e manteve contato com viajantes, o que levantou suspeitas de que o contágio possa ter ocorrido fora da cidade.
Segundo a secretaria, o caso foi identificado de forma precoce, e todas as medidas de contenção foram adotadas.
A paciente recebeu orientações para realizar o isolamento durante o período de transmissão, que já foi encerrado.
A equipe da Vigilância Epidemiológica disse que seguiu todos os protocolos do Ministério da Saúde, realizando o rastreamento de contatos e comunicando os familiares da paciente.
Os dois primeiros casos registrados na cidade envolveram uma gestante e seu filho de 4 anos. A mulher perdeu o bebê.
A mãe e a criança haviam viajado para a Bolívia, país onde há um surto ativo da doença;
Isso levantou a hipótese de que o sarampo tenha sido "importado" para Mato Grosso.
Embora o município tenha adotado todas as medidas de controle, a Prefeitura informoui que a vacinação continua sendo a principal ferramenta de prevenção contra o sarampo.
A doença é altamente contagiosa, mas pode ser evitada por meio da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), que está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde da cidade.
A Secretaria de Saúde reforçou o alerta para que a população mantenha a caderneta de vacinação em dia, especialmente para crianças e adultos que não possuem comprovação vacinal.
O objetivo é evitar a propagação do vírus e garantir a proteção coletiva.