Fortes chuvas, neste sábado (3), causaram alagamentos em diversos pontos do município de Colniza (a 1.057 km de Cuiabá), no interior de Mato Grosso.
Conforme informações da imprensa local, o Córrego Perseverança transbordou e avançou sobre áreas urbanas, alagando ruas e residências. Em apenas uma noite, foram registrados mais de 100 milímetros de precipitação, volume que causou alagamentos em vários pontos da cidade.
Moradores também registraram os estragos. Nas imagens é possível ver um homem resgastando uma pessoa de uma casa alagada.
A Prefeitura de Colniza e a Defesa Civil do município foram mobilizadas e prestam assistência às pessoas afetadas.
O município permanece em estado de alerta e a situação segue sendo monitorada pelos órgãos competentes. A recomendação é que moradores de áreas de risco permaneçam atentos e sigam as orientações das autoridades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso para a cidade com início às 00h01 deste domingo (04) para previsão de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, acompanhada de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h. O alerta aponta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A orientação é para que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, além de buscar informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193)


