Notícias

Sá - 27 de Setembro de 2025
113.png

Notícias Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025, 09:50 - A | A

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025, 09h:50 - A | A

MONITORAMENTO

Casos de sarampo em MT acendem alerta e reforçam vacinação

Secretária confirmou casos em Primavera do Leste e alerta sobre importância da vacinação no Estado

MIDIANEWS

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) confirmou na última terça-feira (23) o diagnóstico de dois casos de sarampo no município de Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá).

 

Os pacientes, uma mulher de 27 anos e uma criança de 4 anos, contraíram a doença após uma viagem à Bolívia, país que atualmente enfrenta um surto de sarampo. Segundo informações da SES-MT, ambos não possuíam registro de vacinação e tiveram contato com pessoas infectadas durante a estadia no país vizinho.

 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste confirmou que os dois pacientes já estão fora do período de transmissão. No entanto, o órgão fez um alerta à população local sobre a importância da vacinação para conter a disseminação do vírus.

 

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Dra. Mônia Maia, informou que a cobertura vacinal da segunda dose do imunizante contra o sarampo no município está em 80%, índice considerado abaixo do ideal, que é de 95%.

 

“Neste momento, é essencial que a população esteja com a situação vacinal atualizada, conforme preconizado, sobretudo as crianças menores de 2 anos, que precisam de duas doses para garantir a proteção adequada. A cobertura da segunda dose está em 80%, ou seja, abaixo do ideal”, destacou a coordenadora.

 

Além da mobilização da equipe municipal, profissionais da SES-MT e do Ministério da Saúde devem se deslocar até o município para acompanhar o caso.

 

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por secreções respiratórias (tosse, espirro ou fala) e pode causar complicações graves e até morte.

 

A vacinação é gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e continua sendo a principal forma de prevenção.

 

De acordo com dados da SES-MT, 63 casos suspeitos de sarampo foram notificados em Mato Grosso somente em 2025. Destes, 48 foram descartados, 13 seguem em investigação e 2 foram confirmados — os de Primavera do Leste.

 

Até então, o último caso confirmado da doença em Mato Grosso havia sido registrado em Lucas do Rio Verde, no ano de 2020.

 

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012