O prefeito de Cuiabá Abílio Brunini (PL), afirmou a vontade de trocar o BRT (ônibus de trânsito rápido) pelo modal alternativo BUD (Bonde Urbano Digital) na capital, justificando que é mais econômico e suporta uma quantidade maior de pessoas. A fala ocorreu durante a coletiva realizada nesta terça-feira (11), na Prefeitura de Cuiabá.
Abílio que reassumiu ontem a prefeitura, após se ausentar por 15 dias em viagem para os Emirados Árabes Unidos e a China. Durante a viagem chegou a visitar as empresas fabricantes do ATR (Autonomous Rail Transit), que no Brasil é conhecido como BUD.
Na coletiva, o prefeito fez um balanço da sua viagem e apresentou as vantagens para a mudança do modal.
“Ele é melhor para o transporte de pessoas, leva mais pessoas do que o BRT, é autônomo, é mais econômico, é elétrico. Pode ter linhas novas a qualquer momento sem a necessidade de investimento em infraestrutura como o VLT, que precisaria de trilhos, ou como o BRT”, disse, Abílio.
Sobre possíveis novas obras para a instalação do BUD, Abílio disse que não será necessário.
“A parte positiva: não precisa fazer quebradeira aqui na Avenida CPA, na Avenida XV de Novembro, na Fernando Corrêa, não precisa fazer quebradeira para fazer a implementação desse veículo. Ele pode só simplesmente terminar essas obras da parte que já começou e já trazer veículo para rodar”, afirmou o prefeito.
Segundo Abílio, os representantes do país devem vir a Cuiabá e apresentar uma proposta para o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), ja que o Estado é o responsável pelas obras. Além disso, afirmou que recebeu uma proposta da empresa chinesa para instalação do modal. no valor de 3 milhões de dólares a cada quilômetro instalado, o que na cotação atual é de 15,9 milhões de reais.


