Mato Grosso tem cerca de 100 mil eleitores com pendências na Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), as irregularidades estão relacionadas à ausência do título de eleitor, ao cancelamento do documento e à necessidade de transferência do local de votação de um estado para outro.
Quem estiver nessas condições deve se regularizar até o dia 6 de maio, prazo limite para que novos cadastros e atualizações sejam aceitos para participação no pleito deste ano. A data antecede os 150 dias do primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, marcadas para 4 de outubro.
Para regularizar a situação e ficar em dia com a Justiça Eleitoral, é necessário comparecer presencialmente a um dos pontos de atendimento ao eleitor. São eles: Casa da Democracia, das 7h30 às 13h30; Assembleia Legislativa ou unidades do Ganha Tempo, das 8h às 17h; e a unidade do TRE no Shopping 3 Américas, com atendimento das 10h às 19h.
Prejuízos
Com o título irregular, o eleitor pode ser multado, fica impedido de tomar posse em concurso público, não pode emitir passaporte ou carteira de identidade e também não consegue obter empréstimos em instituições federais.


