Notícias

Qua - 03 de Setembro de 2025
113.png

Política Quinta-feira, 26 de Junho de 2025, 08:33 - A | A

Quinta-feira, 26 de Junho de 2025, 08h:33 - A | A

DEPOIS DE UM ANO

Projeto no Portão do Inferno é suspenso e passará por revisão técnica

Jaqueline Hatamoto

[email protected]

Jornalista e repórter do Grupo TV Cidade Verde

O projeto de retaludamento no trecho conhecido como Portão do Inferno, na MT-251, em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), está sendo revisado após as obras no local serem suspensas. A medida inicial, que previa o corte e escavação do paredão rochoso para conter desmoronamentos, enfrenta agora questionamentos técnicos e ambientais.

A intervenção previa a retirada de aproximadamente 180 mil metros cúbicos de rocha, mas estudos emergenciais realizados já no início das obras apontaram inconsistências geológicas que colocam em dúvida a viabilidade do plano, especialmente diante do uso de maquinário pesado.

“Foi feita uma sondagem do topo do morro para baixo, o que nos levou a revisar o projeto inicial para avaliar se ele realmente pode ser executado”, afirmou o governador Mauro Mendes (União). Ele reconheceu que os estudos preliminares foram insuficientes para mapear todas as características geológicas do local.

Especialistas já alertavam para riscos
A suspensão das obras reforça os alertas feitos por especialistas desde a divulgação do plano. O geólogo e pesquisador Caiubi Kuhn, que integra uma equipe multidisciplinar responsável por estudos técnicos na área, destacou em entrevista nesta quarta-feira (25) que a ausência de sondagens adequadas já comprometia a segurança do projeto desde o início.

“O estudo técnico mostrava grandes incertezas geológicas, além da falta de infraestrutura básica, como vias de acesso até o topo para retirada do material escavado”, disse Kuhn. Para ele, soluções menos agressivas ao meio ambiente e mais seguras, como a construção de um viaduto ou túnel, devem ser consideradas.

“O ideal seria que o governo abandonasse de vez o projeto de retaludamento e optasse por alternativas que ofereçam menor impacto ambiental e maior segurança para a população que depende da via”, completou.

Estrada é rota turística e vital para a região
A MT-251 é uma das principais rodovias turísticas de Mato Grosso, ligando a capital Cuiabá ao município de Chapada dos Guimarães, um dos destinos mais visitados do estado. Desde o fim de 2023, o trecho do Portão do Inferno tem sofrido com deslizamentos de terra, levando à implementação do sistema “pare e siga” para garantir a segurança dos motoristas.

Comerciantes e moradores de Chapada dos Guimarães realizaram recentemente protestos na rodovia, cobrando transparência do governo e celeridade na definição de uma solução definitiva para o problema.

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012