O município de Sinop, a 503 km de Cuiabá, foi incluído na lista do Ministério da Igualdade Racial, na sexta-feira (15), por causa das altas violações dos direitos dos negros. Os municípios que fazem parte da lista acumulam pontos de prioridade para receber investimentos para o bom funcionamento do conselho de igualdade racial. Sinop possui 4.690,40 pontos em uma escala que o valor máximo é 10 mil pontos.
Na categoria de violação dos direitos dos negros, Sinop possui 1.950 pontos, enquanto que a violação geral aos direitos humanos acumula 2.150 pontos, ou seja, cerca de 90% das violações cometidas são contra pessoas negras.
Em 2022, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) registrou 34 denúncias e 276 violações contra pessoas pretas e pardas. No mesmo ano, 163 denúncias e 934 violações de direitos humanos em todo o município foram registrados.
De acordo com esses dados, Sinop está entre os municípios prioritários para receber investimentos do Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos (Pró-DH), classificado em 82º lugar no ranking.
Nesta colocação, o município está apto a receber doação de equipamentos essenciais, como veículos, computadores, impressoras e outros, para o funcionamento dos conselhos de direito racial.
O município tem 15 dias, a partir da data que entrou na lista, para aceitar a doação de equipamentos e fortalecer o conselho de igualdade racial.