O trabalho desenvolvido no Centro de Controle Operacional (CCMOB), da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Cuiabá, inspirou a implantação de um projeto semelhante na Prefeitura do município de Lucas do Rio Verde, situado a aproximadamente 332 km da capital. Após participarem de um treinamento para aprimorar o uso do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), juntamente com representantes da Prefeitura da capital, o coordenador e o analista administrativo da Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, Luiz Antônio Fortunato da Silva e Welder Maciel, respectivamente, foram conhecer o espaço que atualmente dispõe de 43 câmeras para monitorar, fiscalizar e garantir a fluidez de veículos nas principais vias e corredores de Cuiabá.
Durante a visita técnica nesta quarta-feira (24), os servidores explicaram que estão elaborando o edital de licitação do transporte público de Lucas do Rio Verde e, por isso, foram conhecer a efetividade do plano de trabalho da mobilidade urbana de Cuiabá.
A secretária da Semob, Luciana Zamproni, destacou que eles elogiaram o êxito do edital de Cuiabá, que possui uma frota e um formato de concessão viáveis para Lucas.
“Eles conheceram toda a nossa estrutura, nossa equipe de trabalho, a coordenação, como funcionam nossas demandas e se animaram em levar o modelo para o município, inclusive de implantar um centro de monitoramento na cidade”, disse Zamproni.
GPE - O Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), lançado em 2022, visa introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal. Atualmente, conta com a adesão de 118 municípios e validou os mapas estratégicos de mais de 100 deles.
A ferramenta é aplicada em diversas áreas, coordenada pela Secretaria de Planejamento na Prefeitura, abrangendo setores como saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, economia e assistência social.