Está agendada para esta quarta-feira (11), na Câmara de Cuiabá, uma sessão extraordinária , para que o plenário vote o relatório feito pela
Comissão de Constituição e Justiça que propõe a cassação do mandato da vereadora Edna Sampaio (PT) por quebra de decoro parlamentar.
O relatório foi lido e aprovado pelos vereadores da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar na semana passada. Agora, após passar pela CCJ, está apto a ir à votação dos 25 vereadores. Caso seja aprovado, a vereadora perde o mandato e ainda fica inelegível por oito anos.
No documento, o presidente da Comissão o vereador Pastor Jeferson Siqueira (PSD), o parecer foi favorável ao relatório, o voto dele foi seguido pelo outro membro, o vereador Ricardo Saad (PSDB). O relator do parecer é o vereador Kássio Coelho (Patriota), e aprovado pelo presidente da comissão Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) e pelo membro Wilson Kero Kero (Podemos).
Apropriação indébita
A acusação contra Edna aponta que a verba de gabinete que deveria ser administrada exclusivamente por Laura Natasha de Oliveira, que na época era a chefe de gabinete. Era repassada mensalmente a VI para uma conta pessoal de Edna. A informação foi confirmada pela chefe de gabinete, que declarou que o marido da vereadora, William Sampaio, era quem solicitava a transferência.
A vereadora nega a acusação, e ressalta que a legislação não proíbe os vereadores de passarem a verba para uma conta pessoal e a administrarem por conta própria.