AO VIVO gitanimator
14:30 - 14:45 Caldeirão do Bruxo

Para deixar suas tardes ainda mais quentes com as melhores fofocas, Caldeirão do Bruxo, contando os babados, noticiando os fatos de celebridades, políticos, e personalidades com ele, Messias Bruxo.

10:30 - 13:30 Programa do Pop

O Programa do POP é uma revista eletrônica que transmite informação com clareza e dinamismo. No Programa do POP você tem a notícia em primeira mão.

10:00 - 10:30 Treino Aberto
https://cdn.tvcidadeverde.com.br/storage/webdisco/2023/09/02/80x60/2f3695a2941b737e6fc31ac8e860889d.png

O Treino Aberto é o seu de esportes, porta voz do futebol amador, com apresentação de Everton Moreno.

08:55 - 09:00 Shopping Cidade

15:45 - 16:40 Pregação

17:30 - 17:55 Programa Estilo

21:30 - 22:00 Programa Estilo

22:00 - 23:00 Cidadão Consumidor

23:00 - 23:15 AutoShow

23:00 - 23:15 AutoShow

03:30 - 05:50 Cidade Kids

08:30 - 09:55 Manhã com Sabor

07:00 - 08:25 Jornal da Cidade

06:55 - 07:00 Shopping Cidade

06:00 - 06:55 Cidade Kids

08:25 - 08:30 Shopping Cidade

09:55 - 10:00 Shopping Cidade

19:00 - 20:00 Programa da Gente

18:00 - 19:00 Boa Noite Elias Neto

Notícias

Seg - 15 de Julho de 2024
113.png

Política Terça-feira, 21 de Novembro de 2023, 13:08 - A | A

Terça-feira, 21 de Novembro de 2023, 13h:08 - A | A

PRIMAVERA DO LESTE

Candidatos denunciam irregularidades em concurso público

Mais de 25 mil pessoas se inscreveram para certame em Primavera do Leste

Jaqueline Hatamoto

[email protected]

Jornalista e repórter do Grupo TV Cidade Verde

Provas trocadas, não cumprimento de horário, falta de fiscalização e fiscais e muitas outras irregularidades, foram retratadas por candidatos que prestaram o concurso da prefeitura de Primavera do Leste, no último domingo (19). O certame que recebeu mais de 26 mil inscrições, tem a realização do Instituto Selecon. As provas ainda seguem no próximo domingo (26).

“Concurso público Primavera do Leste, quase oito horas da manhã, as salas sem fiscais. Mandou todos entrarem na sala sem nenhuma fiscalização. Não tem professor, não tem fiscal, não tem fiscalização de documento, nenhuma verificação”, diz uma candidata em um dos vídeos que foi amplamente divulgado via redes sociais.

Em outro vídeo, a candidata filma de dentro da sala, onde é possível ver um envelope com provas em cima de uma mesa. Enquanto os alunos aguardam sem a presença de um fiscal. O horário que mostra no vídeo é 08:23, o que demonstra que a prova que ainda não havia começado estava atrasada.

Uma outra denúncia, traz informações sobre provas trocadas ou sendo impressas quando os candidatos já estavam na sala.

“Minha irmã foi fiscal na 13 de Maio, ela estava na sala de prova de fonoaudiólogo e quando abriram o pacote de prova estavam as provas de agente ambiental”, disse um candidato.

“Chegamos na sala a prova estava errada. Recolheram e foram imprimir uma na hora. Demorou muito para começar e tinha que terminar no horário previsto”, reclamou uma outra pessoa.

Diante de tantas irregularidades, será que existe a possibilidade de o certame, pelo menos a primeira fase, realizada no domingo (19), pela manhã, ser anulado? Leonardo Kasakoff, é especialista em concurso, e ressaltou que a situação deve ser analisada com calma.

“Existem fatos e existem indícios, certo? É fato que nós tivemos um número de 50% a mais em relação ao último concurso. É fato que a gente tem ali filmagens mostrando salas de aulas sem fiscais, é fato que a gente tem gente filmando dentro da sala de aula sem fiscal, então esses fatos, com outros indícios que estão sendo levantados aí pelos candidatos, podem sim, se o órgão fiscalizador do Ministério Público achar necessário, entrar com ação, pedir a suspensão ou até mesmo anulação desse concurso, mas isso é um cenário, são possibilidades diante de fatos e indícios, como a gente acabou de falar, cabe ao candidato que se sentiu lesado procurar os órgãos fiscalizadores”, explicou o especialista.

Uma orientação a quem se sentiu lesado, é que registre um boletim de ocorrência, e procure o Ministério Público, que é o órgão fiscalizador.

“O que a gente recomenda é que o candidato procure os órgãos fiscalizadores. Quem são os órgãos fiscalizadores que o candidato tem acesso nesse momento? O Ministério Público. E se ele se sentir lesado especificamente com um fato concreto, que ele registre uma notícia crime, um boletim de ocorrência”, explicou.

BANCA RESPONSÁVEL POR MUITOS CONCURSOS

No site do Instituto Selecon, é possível observar, que a banca é responsável por diversos concursos públicos no estado de Mato Grosso e também fora do estado. Quatro deles ocorreram apenas no último final de semana. A quantidade de concursos, pode ter refletivo na qualidade dos serviços prestados em Primavera do Leste, um dos maiores concursos já realizados, com mais de 26 mil inscritos para 156 cargos.

“É fato que essa banca está fazendo não só o concurso de Primavera do Leste, como também o concurso de Campo Verde, como também o concurso seletivo do Estado, como outros concursos no Estado do Mato Grosso e municipais. Então isso é fato, certo? Os indícios apontam que talvez essa banca não estivesse preparada por um número de inscritos, como a gente falou, este concurso é 50% maior que o realizado em 2019. Agora, como que a gente pode concluir isso? Como é que a gente pode falar sobre a banca? Pegando outros indícios com diretor de escola ou com aqueles que locaram salas para essa banca, para saber em que tempo esse contato foi feito. Conversar com os fiscais, enfim. Aí já é um cenário que a gente não pode avaliar. Mas que é fato que houve aí essas filmagens dentro de sala de aula, mostra que esses candidatos não foram fiscalizados e que talvez houve uma deficiência aí nesse processo fiscalizador da banca”, frisou Kasakoff.

PREFEITURA SE MANIFESTOU

Por meio de um comunicado oficial a prefeitura de Primavera do Leste se manifestou, onde reitera o compromisso com a transparência e a lisura do processo. E que de acordo com a Selecon, todas as provas foram acompanhadas de fiscais, tanto nas salas com nos corredores.

“A Prefeitura de Primavera do Leste informa que o primeiro dia de provas (19/11) do Concurso Público, organizado pelo INSTITUTO SELECON, mais de 4.200 candidatos estiveram presentes no período da manhã e para o período da tarde, a aplicação das provas segue normal, sem alterações

Os exames foram realizados em 10 locais diferentes, tendo a supervisão de 324 fiscais de sala e 41 fiscais de corredor. Sobre relatos que circulam num vídeo, sobre falta de fiscais e outras ocorrências pontuais, comunicamos que estão sendo todas averiguadas pelo Instituto Selecon de forma que nenhum participante seja prejudicado.
 
Ressaltamos que não é permitido o uso de celulares durante as provas. Nesses casos, em desobediência, candidatos serão eliminados.  
 
Reiteramos o compromisso com a transparência e a lisura em todas as fases deste concurso público. Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais e reafirmamos nossa confiança na idoneidade do concurso”, diz a nota na íntegra.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da prefeitura de Primavera do Leste, o secretário de administração Cristhian Perius, deve se manifestar publicamente nesta terça-feira (21).

PRÓXIMAS PROVAS

No próximo domingo (26), devem ocorrer novas provas. Leonardo Kasakoff, especialista em concursos, acredita que as provas devem ocorrer normalmente.

“Eu acredito que nesse segundo momento, nesse segundo dia de provas que vai acontecer agora, eu acredito que a banca vai procurar resolver os cenários, esses problemas que ocorreram. Isso é esperado por todo mundo, então o candidato tem que vir, tem que fazer essas provas no segundo dia. Essas provas que aconteceram no primeiro dia, onde eles mudaram o horário, enfim, onde tem essas filmagens, enfim, onde tem esses indícios que apontam falta de fiscais, isso tem que ser apurado pelos órgãos fiscalizadores. Pode vir ocorrer uma anulação ou uma suspensão no concurso, aí vai ser cena dos próximos caprichos”.

Nossa equipe de reportagem, entrou em contato com o Instituto Selecon, que até o momento não se manifestou.

 

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012