Notícias

Qui - 12 de Fevereiro de 2026
113.png

Notícias Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026, 08:30 - A | A

Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026, 08h:30 - A | A

Cidades

VLT de MT vira “abre-alas” em vídeo e reacende debate sobre legado da Copa

Os 40 vagões foram vendidos pelo Governo de Mato Grosso por R$ 793,7 milhões, após anos parados na região metropolitana de Cuiabá

Muvuca Popular

O Governo da Bahia divulgou vídeos mostrando os vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) prontos para o Carnaval, tratando o modal como “abre-alas” do novo sistema de transporte estadual. As imagens, que circularam nas redes oficiais, evidenciam que as composições adquiridas de Mato Grosso em 2024 já estão preparadas para entrar em operação em Salvador.

Os 40 vagões foram vendidos pelo Governo de Mato Grosso por R$ 793,7 milhões, após anos parados na região metropolitana de Cuiabá. Enquanto na Bahia o equipamento é apresentado como símbolo de modernização, em Cuiabá e Várzea Grande os trilhos inacabados e os canteiros abandonados seguem como lembrança de um projeto que nunca saiu do papel.

Anunciado como o maior legado da Copa do Mundo de 2014 para Mato Grosso, o VLT foi apresentado pelo então governador Silval Barbosa como a principal solução de mobilidade para atender torcedores e transformar o transporte público local. No entanto, o sistema jamais transportou passageiros.

A divulgação dos vídeos pela gestão baiana reacendeu críticas e comparações nas redes sociais, principalmente entre moradores da capital mato-grossense, que ainda aguardam a implantação de um sistema de transporte moderno. Até o momento, não há data definida para que a população cuiabana tenha acesso a um modal com padrão semelhante ao que agora será utilizado em Salvador.

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012