O principal comandante da Ucrânia disse nesta segunda-feira (27) que assinou documentos permitindo que instrutores militares franceses visitem centros de treinamento ucranianos em breve.
“Tenho o prazer de saudar a iniciativa da França de enviar instrutores à Ucrânia para treinar militares ucranianos”, pontuou Oleksandr Syrskyi no aplicativo de mensagens Telegram, após conversas por vídeo com o ministro da Defesa francês, Sebastien Lecornu.
“Já assinei os documentos que permitirão aos primeiros instrutores franceses visitar em breve os nossos centros de formação e se familiarizarem com sua infraestrutura e pessoal”, adicionou.
Syrskyi não deu mais detalhes sobre o assunto, mas ressaltou acreditar que a ação da França encorajaria outros aliados a aderirem a este “ambicioso projeto”.
O presidente francês, Emmanuel Macron, deu início à discussão sobre envio de tropas para a Ucrânia e, em conferência em Paris, em 26 de fevereiro, sugeriu que tropas ocidentais poderiam ajudar a treinar ucranianos na Ucrânia.
Em declaração à Reuters, o Ministério da Defesa francês afirmou: “Como já foi mencionado várias vezes, o treino em solo ucraniano é um dos projetos discutidos desde a conferência sobre apoio à Ucrânia convocada pelo Presidente da República em 26 de fevereiro”.
“Como todos os projetos discutidos à época, esta via continua sendo objeto de trabalho com os ucranianos, em particular para compreender as suas necessidades exatas”, concluiu.