600 pessoas, entre artistas, atores, produtores e profissionais ligados ao cenário da arte, estão envolvidas na realização do 17º Festival Velha Joana, que iniciou na semana passada em Primavera do Leste e segue até o próximo dia 26 de novembro, com apresentações teatrais para todas as idades de gosto. O Festival que é realizado pela prefeitura de Primavera do Leste, através da Secretaria Municipal de Cultura, já é considerado um dos maiores já realizados, impulsionando diretamente a arte, cultura e a economia local.
“É o maior de todos os tempos. Temos um aporte muito grande por parte do governo do estado de Mato Grosso, então, economicamente, temos valores disponibilizados ao município, para investir na economia local. Locais que giram em torno destes eventos, como hotel, bares restaurantes, casa de tecidos, confecção de figurino. E todo um setor que economicamente é contemplado através da realização do festival”, ressaltou o secretário de Cultura Wanderson Lana.
A abertura oficial do Festival Velha Joana, ocorreu no Teatro Municipal, com uma plateia lotada. O secretário municipal de Cultura, Wanderson Lana, relembrou toda a trajetória do festival até chegar a esta edição, que já é considerada uma das maiores já realizadas.
"Me passa um filme na cabeça e é impossível não lembrar de quando começamos há 17 anos atrás, em um espaço dentro da escola 13 de Maio, não foi fácil, mas nós adoramos. Eu falo no plural, porque esse festival é o sonho de muitas pessoas, que se desdobram para que ele ocorra. Só para ter uma noção, são mais de 40 pessoas que trabalham para que tudo ocorra da melhor maneira possível, e sempre foi assim, muitas pessoas trabalhando e dando o melhor de si, para que tudo dê certo", ressaltou Lana.
Para se ter uma noção, neste ano (2023), mais de 500 espetáculos se inscreveram para as mostras culturais, sendo selecionados os melhores. Ao todo são 69 espetáculos.
“São mais ou menos 19 trabalhos de outras cidades na amostra oficial. Na amostra regional, estamos esperando algo em torno de 180 a 210 pessoa, e o restante são de Primavera do Leste. Acreditamos facilmente que são mais de 600 pessoas envolvidas diretamente, entre artistas, produtores e outros”, destacou Lana.
O Festival se tornou um dos maiores encontros de teatro do país. Atraindo olhares de todo o Brasil, um espaço aberto não só para quem está há muito tempo na estrada, mas também para quem está iniciando. Tornado o Velha Joana, um festival democrático, elevando Primavera do Leste à capital do Teatro, por 10 dias.
“Em novembro Primavera do Leste se torna a capital do teatro, por conta do Velha Joana. Pelos palcos passam pessoas que já estão na lida há bastante tempo, assim como iniciantes. Todos se apresentando no mesmo local, com mesmo grau de importância. Com a presença dos principais críticos e debatedores. Conseguimos até trazer o Itaú Cultural dada a importância do festival. É algo que nos deixa muito felizes”, explicou o secretário.
Uma das características do Festival Velha Joana, é o acesso aos espetáculos. Peças são encenadas em praça e espaços públicos, aproximando assim o teatro da população.
“O Festival sempre teve essa característica de ir ao encontro da população. Uma população que muitas vezes não conhece o teatro. Então sempre estamos circulando por espaços públicos, além do Teatro Municipal e do Centro Cultural”, frisou Lana.
Ana Dorst, é coordenadora do Teatro Faces, ela ressalta a emoção de poder participar de mais uma edição do Velha Joana.
"É uma responsabilidade muito grande representar aqui a classe artística de Primavera. Eu estou extremamente feliz, realizada e emocionada em ver mais uma edição do Velha Joana acontecer”.
PROGRAMAÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (21)
A programação prevista para terça-feira (21), é bastante extensa e com peças para todas as idades. Uma das peças em cartaz, é ‘Auto da Compadecida’, do Grupo Maria Cutia, de Minas Gerais, com duas apresentações previstas para acontecer às 18:00 e às 20:30, no teatro municipal. O espetáculo aborda as aventuras picarescas de João Grilo e Chicó que começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopéia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. A classificação indicativa é 14 anos.
Todo o festival é gratuito e os ingressos são liberados meia hora antes de cada espetáculo.