O Aplicativo Pardal registrou até a manhã deste domingo (6) 1491 denúncias. No ranking de cidades que mais tiveram denúncias registradas, Sinop aparece em primeiro lugar, com 170 denúncias. Em segundo lugar está a capital, com 124 e em terceiro Rondonópolis, com 93.
Os números das Eleições 2024 superaram os da Eleições de 2022, que foi, em Mato Grosso, 593 denúncias.
Do total de denúncias, 404 e quatro foram contra candidatos a prefeito, 805 foram contra candidatos a vereador, 11 contra candidatos a vice-prefeito e 274 contra coligações.
Já quanto aos tipos de irregularidades cometidas durante a campanha eleitoral e registradas no Pardal, 421 foram cometidas na internet, outras 145 denúncias foram pelo uso de bem público para propaganda política e 97 por irregularidades em banners, cartazes e faixas.
Foram denunciadas também irregularidades no uso de adesivos, alto-falantes, bem particular, omissão de informações obrigatórias, outdoors, materiais impressos, distribuição de brindes, showmício, boca de urna e divulgação irregular na em jornais, revistas, rádio e TV.
O aplicativo pode ser usado por qualquer pessoa para fazer denúncias. Basta informar o nome e o CPF do denunciante, além de incluir elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. Em caso de má-fé, o usuário responderá pelo ato e ficará sujeito às penalidades cabíveis.
A identidade de quem denuncia as irregularidades não é divulgada.