A GOL Linhas Aéreas foi notificada pela Ministério da Justiça e Segurança Pública para dar explicações sobre o caso Joca, o Golden Retriever entregue morto ao tutor após um erro da companhia.
A empresa tem dois dias para comprovar ações para prevenir esse tipo de ocorrência, explicitando a metodologia e a política de transporte de animais adotadas pela empresa. O ofício assinado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) pede ainda informações sobre os procedimentos de reparação à família de Joca.
O caso também é investigado pelo Ministério de Portos e Aeroportos e eventuais reforços de normas para transportes aéreos de animais no país devem partir da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O golden retriever Joca tinha cinco anos e foi entregue morto a seu tutor, na segunda-feira (22), por funcionários da companhia aérea GOL, que realizava o transporte do animal.
Ele passou mais horas na caixa de transporte do que o previsto inicialmente por causa de um erro operacional da companhia, que enviou o cachorro para o Aeroporto de Fortaleza, no Ceará, e não para o aeroporto de Sinop, no Mato Grosso, onde seria o destino correto.
Em nota, a GOL informou que lamenta profundamente o ocorrido e que está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor do animal. “A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time”, completou a companhia.