Notícias

Seg - 03 de Novembro de 2025
113.png

Notícias Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025, 09:59 - A | A

Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025, 09h:59 - A | A

Política

Mauro reafirma apoio a Pivetta e diz que Jayme pode ser candidato ao Senado

O senador, que está no fim do mandato de oito anos, ainda não definiu qual cargo vai disputar

Estadão Mato Grosso

O governador Mauro Mendes, presidente do União Brasil em Mato Grosso, afirmou que o senador Jayme Campos (UB) tem vaga garantida para buscar sua reeleição em 2026 e que o partido não precisa fazer coligações. Mauro disse ainda que, se Jayme desejar disputar o governo, precisa apresentar sua candidatura dentro do partido.

O senador, que está no fim do mandato de oito anos, ainda não definiu qual cargo vai disputar. Mas, nos bastidores, há articulações para o partido ter candidatura própria ao Executivo, que neste caso, o nome mais cotado seria do senador. Já na disputa ao Senado, Jayme teria que disputar uma das duas vagas, junto com o atual governador.

“Ele tem vaga garantida pra ser candidato a senador da República. Porque ele é senador e a todos que estão no mandato, todos os deputados estaduais, ele tem vaga garantida no partido pra disputar”, afirmou Mauro. “Se ele quer disputar um outro cargo, vai ter que apresentar a candidatura dele”, completou.

O grupo político que levou Mauro Mendes ao seu segundo mandato foi formado pelo PSDB Cidadania, União, Republicanos, PL, MDB, Podemos, PSB e PROS. Além disso, recentemente, o União Brasil e o Progressistas formaram uma federação, o que adiciona mais um partido no cenário e aumenta a disputa por vagas.

O PL, de Jair Bolsonaro, tem o federal José Medeiros como pré-candidato a senador. Bolsonaro também já declarou que irá apoiar Mauro para a outra vaga ao Senado. O PL também tinha o senador Wellington Fagundes como pré-candidato ao governo, que foi escanteado em benefício do vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos).

Já o governador Mauro Mendes não abre mão de apoiar o seu vice para a sucessão ao Executivo. Mauro também afirmou que questões partidárias devem ser discutidas dentro do partido, não via imprensa. “Não é mandando recado pra lá, outro pra cá que se faz política, eu não faço política assim”, disse.

Ainda de acordo com ele, o União Brasil vai definir a candidatura ao governo até as convenções.

“O meu candidato será o nosso vice-governador. Um homem sério, já foi três vezes prefeito de Lucas do Rio Verde, já mostrou competência, tem honestidade, está preparado para assumir o governo. Eu vou apoiá-lo. O nosso partido vai ter o momento certo. O partido decide nas convenções, isso está escrito no estatuto”, afirmou.

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012