Notícias

Qui - 15 de Janeiro de 2026
113.png

Notícias Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026, 16:11 - A | A

Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026, 16h:11 - A | A

Cidades

Ação mira ambulantes; Abilio diz que eles descumpriram acordo

Secretaria de Ordem Pública vasculhou 13 de Junho e apreendeu série de mercadorias de ambulantes

Mídia News

Uma ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública apreendeu, nesta quinta-feira (15), mercadorias de três vendedores ambulantes irregulares nas calçadas da Rua 13 de Junho, no Centro de Cuiabá.

A operação, que contou com o apoio da Polícia Militar, teve como objetivo desobstruir vias e calçadas ocupadas por vendedores ambulantes, que se aglomeravam ao longo da rua, conhecida pelo alto fluxo de clientes.

Vídeos gravados por veículos de comunicação que acompanharam a retirada dos ambulantes mostram uma intensa movimentação por parte dos comerciantes, que tentavam evitar a apreensão dos produtos.

Em comentários nas redes sociais, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a ação visa corrigir o uso irregular das vias públicas após o descumprimento de acordos firmados entre os ambulantes e a prefeitura ainda em 2025.

“Arrumamos espaço para eles, arrumamos tendas e flexibilizamos locais. Porém, descumpriram todas as medidas, invadiram as calçadas e desrespeitaram os acordos que eles mesmos fizeram”, ressaltou o prefeito.

Após uma ação da Prefeitura de Cuiabá, realizada em 2025, um espaço para a comercialização de produtos foi disponibilizado aos ambulantes na Travessa Desembargador Lobo, próxima à Praça Ipiranga.

Apesar da oferta do espaço, um grupo de comerciantes voltou a expor mercadorias nas vias do Centro, o que resultou em ações de orientação aos ambulantes sobre a ocupação irregular das calçadas da Rua 13 de Junho, entre sábado (10) e quarta-feira (14).

Segundo informações da Prefeitura de Cuiabá, a ação resultou na desocupação voluntária das calçadas por cerca de 30 ambulantes.

Contudo, um grupo de comerciantes permaneceu nos espaços irregulares, o que ocasionou a apreensão das mercadorias durante a manhã desta quinta-feira.

Em entrevista à Gazeta Digital, um dos comerciantes, que afirma estar regularizado e manter sua barraca na área destinada pela prefeitura, relatou que a ocupação irregular tem prejudicado as vendas devido às barreiras de acesso aos clientes.

“Eu tenho barraca aqui e fico prejudicado por conta dos camelôs que ficam na porta e não deixam ninguém passar. Se a lei é para todos, é para todos”, destacou.

Segundo informações da Prefeitura de Cuiabá durante as ações de hoje foram apreendidas mercadorias de um vendedor de pequi, de óculos e de artesanato. As mercadorias apreendidas permanecem sob custódia da Secretaria de Ordem Pública.

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012