O prefeito de Centro Novo do Maranhão (MA), Joedson Almeida dos Santos, conhecido como Júnior Garimpeiro (PSDB), foi preso na tarde de quarta-feira (12) no município de Confresa (1027 km de Cuiabá) ao ser flagrado transportando uma carga de ouro ilegal.
A prisão ocorreu por volta das 16h30, na rodovia MT-430, zona rural do município mato-grossense. De acordo com a Polícia Militar, o prefeito e outros três ocupantes do veículo, sendo uma mulher e dois homens, apresentaram versões contraditórias sobre o destino da viagem.
Durante a abordagem, Joedson se identificou como prefeito do município do Maranhão e afirmou estar em viagem a uma área de garimpo.
Ao consultar o sistema, os militares constataram que ele possuía passagens criminais por usurpação de bens da União, crime relacionado à extração irregular de recursos minerais, o que levantou suspeitas sobre possível extração ilegal de minério em terras indígenas.
Nas buscas realizadas no veículo, os policiais encontraram substâncias análogas ao ouro, além de apostilas com anotações em idioma indígena e uma agenda com listas e registros que indicam atividades de mineração em área indígena.
Uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para verificar a procedência do material apreendido e confirmar se se trata de ouro extraído ilegalmente. O perito orientou o encaminhamento do material para análise. Os quatro, então, foram presos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil.
Com eles foram apreendidos notas fiscais de movimentação financeira, termo de conduta em nome de uma mineradora, MacBook, aparelho GPS, canhoto para compra e venda de ouro, agenda de contabilidade, recibos de combustível, celulares, rádios comunicadores e 10 g de ouro em cinco peças.


