De 07 a 16 de novembro, Primavera do Leste (MT) se torna palco de um dos maiores e mais democráticos festivais de teatro do país, recebendo artistas de todo o Brasil para uma grande festa das Artes da Cena. E a programação é diversa, com espetáculos para todos os gostos e idades — desde bebês até aos adultos mais exigentes. Além das apresentações, o festival oferece debates sobre arte e educação, residência artística e lançamentos de livros, criando um espaço de troca entre artistas, pesquisadores e o público.
A abertura oficial será no Teatro Municipal, às 19h, com a peça O Menino Inventador, do Grupo Primitivos de Primavera do Leste (MT), dando início aos dez dias e às 49 apresentações de teatro por vários cantos da cidade. Neste ano, o Velha Joana bateu recorde: foram 829 inscrições entre as Mostras Encontros da Velha, Mostra em Pauta e Mostra Panorama, e a expectativa é realizar mais de 8 mil atendimentos durante o festival.
O Velha Joana, também, oferece a Residência Artística, que acontece pelo segundo ano consecutivo através do projeto Faces em Flores – Semeadura do Teatro Faces. A iniciativa recebe artistas de diversas regiões do país, mas principalmente de Mato Grosso, para conhecer de perto o trabalho da Escola Municipal de Teatro – Sistema Faces de Ensino. O objetivo é promover trocas de experiências e aprendizado mútuo, fortalecendo a formação artística.
Para Wanderson Lana, criador e coordenador geral do festival, o Velha Joana “É uma das principais festas do Teatro Brasileiro. Nele, encontramos formação, pesquisa, estéticas e linguagens múltiplas a partir de um território localizado no interior de Mato Grosso – nossa maior potência”
Todas as apresentações e demais atividades do festival são gratuitas, segue a programação completa que pode ser conferida, também, nas páginas oficiais do festival: na página festivalvelhajoana.com ou acompanhe pelo Instagram: @velhajoanafestival
O Festival Velha Joana tem o apoio da Cooperativa de Crédito SICOOB, é produzida pelos Grupos Teatro Faces, Faces Jovem e Grupo Primitivos. É realizado pela Associação Cultural Teatro Faces; Ponto Faces de Cultura; SECEL – Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Governo de Mato Grosso; Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da SECULT - Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.


