Em uma ação especial pelo Dia do Consumidor, realizada em 15 de março, a Serasa está enviando alertas pelos canais oficiais da empresa aos moradores de Mato Grosso cujas dívidas são de no máximo 100 reais.
A maioria dos devedores desconhece que têm estes subsídios atrasados em seu nome e, quando sabem, não imaginam que uma negociação possa ser feita por um valor abaixo do esperado.
Segundo a especialista em educação financeira da Serasa, Aline Maciel, a instituição resolveu analisar detalhadamente o cadastro de inadimplentes para ajudar os consumidores mais desavisados.
Segundo ela, somente em Mato Grosso um total de um milhão e 900 mil pessoas com dívidas que não ultrapassaram os 100 reais.
Milhares desses subsídios têm esse valor reduzido devido aos descontos especiais que estão sendo oferecidos por mil 456 empresas que aderiram ao Feirão Limpa Nome.
Mato Grosso registrou em janeiro uma queda de 2,66% no número de inadimplentes em comparação ao mês anterior, totalizando um milhão de 381 mil 968 pessoas em situação de inadimplência.
O número equivale a 49,03% da população adulta do estado.
O valor médio da dívida por inadimplente é de seis mil 529 reais e cada consumidor possui, em média, cinco dívidas.
Bancos e cartões de crédito são os dois principais motivos de endividamento em Mato Grosso, responsáveis por 19,5% dos débitos. As contas básicas de água, luz e gás responderam por 22,6% das dívidas.